15 anos de inovação tecnológica

Corte transversal

 

Estrela – Quando a oportunidade encontra a preparação, a isso se atribui o nome de sorte. A frase resume, em parte, a essência da Perfitec – empresa no ramo da fabricação de peças de aço, completou no dia 8 de setembro, os 15 anos de fundação.

E os motivos para comemorar são muitos. Além de consolidar empregos e renda, contribui para o desenvolvimento regional. Com um portfólio de serviços amplo, é líder no mercado.

O que antes tinha que passar por várias empresas, desde plainar o aço, ir para o corte, dobra e perfuração, hoje consegue receber o material em bobinas direto da usina, processar, fabricar a peça e entregar o produto final.

 

IMG_20210908_172635

O sonho do sócio proprietário Leonardo Casagrande iniciou muito antes de 2006, data em que foi inaugurada a empresa. Oriundo de uma família de agricultores, Casagrande estudou com afinco as possibilidades de abrir a própria empresa.

“Eu observava o funcionamento dos equipamentos agrícolas, no plantio da soja. Quando algum estragava, tentava entender como funcionava uma colheitadeira, e como eram feitas as peças daquele equipamento”.

Casagrande fez Engenharia Mecânica, e o sonho de abrir a própria empresa se tornou mais real. “Eu lembro muito bem do primeiro dia em que abrimos, foi muito emocionante. A gente cria muitas expectativas e investe todo o capital, esperando que tudo dê certo.” Vantagem competitiva A inovação tecnológica sempre foi uma premissa da empresa.

Tanto que no ano passado, em plena Pandemia, a empresa adquiriu equipamentos de ultima geração, unificando etapas do processo e agilizando a entrega. “O mercado do aço é muito regional, em função da logística, do transporte dos produtos.” Mesmo assim, há serviços que chegam a diversas cidades em todo o estado e até fora dele.

02

 

Gestão qualificada

O que antes era um sonho de Casagrande se tornou realidade com o gestor da empresa André Pinheiro. A experiência nos processos administrativos do ramo do transporte e, posterior, de posto de combustível, foi fundamental.

 

IMG_20210908_173147

Segundo Pinheiro, a margem de lucro de um posto de combustível é muito baixa, por isso é preciso atenção. “É um ramo que pode parecer fácil, mas tem que atuar nos detalhes da gestão, no acompanhamento, para ter algum resultado.”

Este know-how de gestão foi a peça que faltava. “O Leonardo aferiu que havia muita procura desses serviços e corte e dobra e não tinha empresa especializada nisso. Então formamos a em presa e hoje ela é fundamental para a região.”

Empresa pequena, pensamento grande Conforme Pinheiro, a busca incessante pela solidez da empresa foi o principal foco nos dois primeiro anos, quando só havia três funcionários. Hoje, conta com 42 colaboradores. “Qualquer negócio pode prosperar, não importa o tamanho. Mas ele tem que ser sólido e ter estrutura para se manter. Há pontos altos e baixos. Nos baixos, tem que ter estrutura para se manter e nos altos, aproveitar os resultados para reinvestir e prosperar.”

IMG_20210908_165245

 

“A gente aposta nas pessoas”

A preocupação dos gestores é gerar um bom ambiente e trabalho. Para eles, a maior satisfação é ver as pessoas crescendo junto com a empresa. “A gente acompanha os colaboradores e muitos começaram aqui ainda jovens e hoje construíram uma família e cresceram muito como profissionais. Isso porque a gente sempre apostou nas pessoas, investindo em cursos e qualificação.”

Produção do aço deve crescer 5,3% em 2020

A indústria siderúrgica do Brasil espera elevar a produção para 5,3% em 2020. O prognóstico de aumento em 34,2 milhões de toneladas foi informado pelo Instituto do Aço do Brasil (IABr), entidade que representa usinas como Usiminas, Gerdau e CSN.

Neste ano, o aumento nas vendas no país deve chegar na casa das 19,4 milhões de toneladas, crescimento de 5,1%, podendo superar este numero no segundo semestre.

Embora ainda tímido, o mercado está otimista visto que vem em recuperação após uma leve queda na produção em 2019. Com o crescimento neste ano, o setor do aço movimentará todos os setores do ramo e adjacentes.

A Perfitec contou com uma realidade melhor no Vale do Taquari em 2019 e espera uma alta na produção de peças e perfis de aço.

 

IMG_7888

Perfitec amplia produção e mix de produtos em novo espaço

IMG_9225

Empresa se diferencia pelo atendimento personalizado

A Perfitec terminou a construção de mais um pavilhão de acesso e armazenagem de produtos, possibilitando aumento na produção. A oferta de mais alguns itens de entrega em peças de aço vai melhorar ainda mais o atendimento aos clientes.

O novo pavilhão tem 1.070 metros quadrados e a intenção é oferecer um espaço para oferecer peças à pronta entrega. A ampliação vai facilitar ainda a organização dos produtos, aumentando a qualidade e agilidade no atendimento.

IMG_9202

Novo pavilhão de 1.070 metros quadrados ampliará atendimento e oferta de produtos

A Perfitec é pioneira no Vale do Taquari a prestar serviços de corte e dobras em aço. Foi a precursora no conhecimento técnico para elaboração de peças personalizadas. Isto devido à engenharia aplicada, somada aos equipamentos de ponta, máquinas modernas, inovadoras que disponibilizam eficiência técnica e soluções para cada empreendimento.

Com mão de obra qualificada, atende clientes da linha rodoviária, serralheiro, estrutural e laminados. É referência regional na industrialização e comercialização de peças e perfis em aço e reconhecida no mercado pela qualidade, confiabilidade e responsabilidade.

Novo produto: Telhas de aluzinco são produzidas pela Perfitec

Tem novidade na Perfitec! Agora a empresa conta com maquinário para a produção de telhas em aluzinco.

A telha trapeziodal TP 40 Perfitec é ideal para coberturas e fechamentos e pode ser produzida de acordo com a necessidade do cliente, com maior área útil de cobertura (1020mm) e espessuras de 0,50mm e 0,43mm.
O produto oferece grande resistência e dobras laterais que proporcionam ótimo acabamento na instalação. Além disso, as telhas são produzidas com galvalume, matéria prima 100% nacional.

Entre em contato e peça seu orçamento!

Perfitec comemora 12 anos

O mês de setembro é de muita comemoração para a Perfitec. A empresa que oferece os serviços de corte e dobra de chapas de aço está completando 12 anos.
A Perfitec iniciou suas atividades em 11 de setembro de 2006, em Lajeado, com dois funcionários. Nestes 12 anos a empresa cresceu, mudou-se para Estrela e expandiu sua área de trabalho. Hoje, são 34 colaboradores que atuam no manuseio do aço e nos setores de venda, administrativo e diretivo. Leia mais

Conheça cinco curiosidades sobre o AÇO

O que é o Aço?

“O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas.”

Tendo a definição do que é o aço, podemos acompanhar a sua utilização na indústria, construção civil, utensílios domésticos, arquitetura, entre outras áreas, essa liga metálica possui curiosidades e características únicas, graças à utilização do aço em diversos segmentos podemos avançar com tecnologias em sistemas de construção sustentável e aprimorar técnicas já aplicadas nestes setores.

 Inventor do Aço

Engenheiro inglês Henry Bessemer é considerado o inventor da técnica de fundição do ferro, ele produziu grande quantidade de lingotes com qualidade muito superior do mineral, com este processo Bessemer conseguiu dar início a produção do aço de massa, sua descoberta auxiliou a expansão da Marinha Britânica e o desenvolvimento de novos e mais resistentes armamentos, além de promover um avanço significativo nas empresas ligadas a Indústria Metalúrgica.

 5 Curiosidades sobre o Aço

– O aço é um elemento químico altamente resistente, tem sua vida útil longa e é 100% reciclável, esta liga metálica é muito utilizada em construções, o aço se harmoniza com todos os materiais e oferece excelentes soluções para economizar energia, através de um alto isolamento e baixa inércia térmica este componente favorece a utilização em várias áreas da indústria.

– Alguns formatos de chapas de aço são utilizados em certos segmentos, como os tubos de aço quadrados são aplicados em setores que demandam de mais resistência como a fabricação de maquinários industriais, já os tubos industriais redondos são utilizados na fabricação de móveis e brinquedos por apresentarem menos peso em suas chapas.

– Segundo dados históricos a utilização do aço aconteceu no Egito antigo, onde os generais e soldados manipulavam sua produção para desenvolver facas e espadas, claro que os métodos utilizados não eram tão abrangentes como nos dias atuais, mas o mineral já era misturado com outros elementos químicos.

– Muitos índices de crescimento e desenvolvimento econômico se baseiam na produção deste elemento para avaliar a infraestrutura e economia de um país, o aço manipulado pela siderurgia é um termômetro equivalente de ampliação para diversos setores, às exportações decorrentes deste mineral dizem como o país está perante a classificação econômica mundial.

– Em um período de apenas 5 anos as embalagens metálicas são degradadas pelo meio ambiente, pelo fato de sua oxidação os equipamentos e produtos feitos com o aço retornam ao seu estágio original de óxido de ferro, por isso não degradam o solo, retornando a matéria prima encontrada em minas e locais de sua extração.

O aço é considerado como uma das principais descobertas do setor de mineração, sua utilização favorece o meio ambiente, possibilita uma melhora em vários segmentos e alavanca o crescimento econômico de um país, de fato um elemento químico essencial nos tempos atuais.

Fonte: www.industriahoje.com.br

Perfitec: Corte e dobra de chapas de aço

O aço é uma solução resistente que pode ser aplicada às mais diversas necessidades do mercado. A liga metálica possibilita ser trabalhada de diferentes maneiras, de acordo com a demanda.
A Perfitec conta com maquinário especializado para oferecer as melhores soluções em corte e dobras de chapas de aço. Contamos com os serviços de corte a laser, guilhotina, plasma CNC e transversal, perfiladeira, calandra e dobra CNC. Leia mais

Índice de confiança do industrial sobe 0,5 ponto em fevereiro

Com conturbado cenário brasileiro, o índice de confiança do empresário industrial (Icei) cresceu 0,5 ponto em fevereiro, atingindo 37,1 pontos. De dezembro a fevereiro, o Icei já cresceu 1,1 ponto, segundo estudo divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mesmo com o crescimento, o resultado está 12,9 pontos inferior à média histórica de 54,7 pontos. Leia mais